Em Maringá, alunos da rede municipal participam de desafio ecológico



 Sustentabilidade e o desenvolvimento de práticas para preservação do meio ambiente fazem parte da metodologia de ensino adotada na rede municipal. Além dos projetos realizados pela Secretaria de Educação (Seduc), os alunos participam de atividades desenvolvidas por meio de parcerias. Uma dessas ações, que incentiva a destinação correta de garrafas pets, mobilizou estudantes de escolas municipais. No total, foram recolhidas mais de 21 mil pets para serem transformadas em vassouras. 

 
O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa Nova Atitude Ecológica, envolveu alunos das escolas municipais Diderot Alves da Rocha Loures e Gabriela Mistral. Além da retirada das garrafas do meio ambiente, a iniciativa promoveu geração de renda. Os pets recolhidos foram destinados para famílias de baixa renda para transformação em fios. Após a produção, os carretéis de fio foram adquiridos pela empresa parceira, que envolve outras famílias na produção das vassouras. 
 
Para incentivar a criançada a participar da atividade e mobilizar a comunidade escolar, foi lançado o desafio: a turma que conseguisse recolher mais garrafas ganharia uma sessão de cinema com direito a refrigerante, pipoca e algodão doce. Além disso, a cada mil garrafas recolhidas, a escola ganharia uma vassoura. Nesta terça-feira, 29, as turmas vencedoras das duas escolas participaram da sessão, promovida pelo Shopping Maringá Park, e assistiram ao filme ′Lilo Lilo Crocodilo′. 
 
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca o papel importante das parcerias para o desenvolvimento de atividades na rede municipal. Segundo ela, a participação da sociedade traz benefícios para toda a comunidade escolar. “Essa ação, além de promover o aprendizado sobre a sustentabilidade, é também uma forma de incentivar o empreendedorismo, gerar renda para a comunidade e fomentar a participação das famílias nas atividades escolares”, afirmou.
(Murillo Saldanha/PMM)

Comentários