Maringá recebe premiação nacional como referência em educação climática na rede municipal



 A rede municipal de ensino é referência em práticas para promoção da sustentabilidade e conscientização ambiental. Com o maior número de unidades escolares participantes do movimento ′Escolas pelo Clima′, a gestão municipal conquistou o primeiro lugar entre 537 instituições do Brasil e Portugal com o projeto ′Sustentare - Vivendo em Harmonia com o Meio Ambiente′ na categoria educação infantil. 

 
O prêmio foi conquistado no Congresso e Premiação EpC, que envolve escolas signatárias do ′Escolas pelo Clima′, realizado na quinta-feira, 23. A rede municipal de ensino também foi finalista com os projetos "Criança Consciente Para Um Mundo Diferente", desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental, e "Adulto Consciente Para Um Mundo Diferente", da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além do troféu pelo primeiro lugar e outros prêmios, os projetos farão parte de um e-book divulgado para todo o Brasil.  
 
O ′Escolas pelo Clima′, realizado pela Reconectta, reúne escolas comprometidas com a educação climática e a sustentabilidade. Na rede municipal de Maringá, os temas são trabalhados de forma interdisciplinar e com envolvimento da família. O objetivo é preparar os alunos para que estejam comprometidos com o presente sustentável e prontos para a construção de um mundo melhor. 
 
Dentro do ′Sustentare′, projeto vencedor da premiação, estão diversas atividades que vão da contação de histórias, à produção de essências, confecção de mascotes ′Guardiões da Natureza′ e até a criação de “Caixas da Natureza”. Dessa forma, os alunos despertam desde cedo a conscientização ambiental, envolvem a comunidade e estão prontos para se tornarem agentes defensores da ′Cidade Árvore do Mundo′.
(Murillo Saldanha/PMM)

Comentários