Com o intuito de otimizar os atendimentos e centralizar dados, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira, 31, a entrega de tablets aos agentes comunitários em saúde (ACSs) do município. A entrega será às 10h30, no Auditório Hélio Moreira.
Ao todo, mais de 340 ACSs receberão tablets, de forma gradual. Os profissionais passarão por treinamento para uso dos equipamentos, incluindo aulas teóricas e práticas.
Os tablets, com o aplicativo ′ACS Mobile′, vão garantir ainda mais agilidade e credibilidade nos registros, de acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo. “O novo sistema de registro e armazenamento de dados vai trazer ainda mais agilidade às visitas e ao trabalho dos ACSs, pois as informações serão atualizadas no sistema imediatamente. Além de otimizar o tempo, vamos centralizar os dados e diminuir o uso de papéis”, reforça.
Os ACSs são responsáveis por realizar a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade. Os profissionais, que estão vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), promovem ações domiciliares ou comunitárias, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde.
ACEs - Em julho do ano passado, a gestão municipal entregou tablets aos agentes de combate à endemias (ACEs), profissionais que realizam vistorias em residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos.
Maringá foi a primeira cidade de grande porte a aderir ao uso de tablets e de um aplicativo específico para registro e centralização de dados nas ações de controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti.
*Com a colaboração de Rosa Lima
(Texto: Lethícia Conegero. Foto: Mileny Melo/PMM)
Comentários
Postar um comentário