O Procon de Maringá também tem um trabalho de orientação para evitar que os consumidores caiam em golpes e tenham prejuízos. Uma dessas formações está nas palestras em escolas. Como aconteceu na manhã de hoje (30), no Colégio São Francisco Xavier, na Vila Cleópatra. Participaram um grupo de aproximadamente 30 estudantes adolescentes do Ensino Médio. A apresentação sobre Educação Financeira foi feita pelo coordenador do Procon, Flávio Mantovani, e pelo coordenador de fiscalização, Bruno Bieli.
A atividade faz parte da disciplina de Matemática da escola. Os alunos fizeram um trabalho simulando a abertura de empresa e a criação de produtos para venda. Por isso, foram a campo pesquisar em supermercados e outros estabelecimentos. E agora receberam orientações gerais do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “O Brasil tem uma legislação própria sobre as relações de consumo. O nosso Código de Defesa do Consumidor é modelo para todo o mundo”, explicou o coordenador do Procon, Flávio Mantovani. “Por isso, é importante conhecer as leis desde pequeno, para usar na rotina diária”.
A palestra durou quase 2 horas e foi bem interativa com ampla participação dos alunos. Eles perguntaram sobre venda de produtos sem registros, problemas com telefonia, produtos vencidos, promoções, registro de produtos, entre outros. Também foram abordados na palestra os procedimentos da Vigilância Sanitária e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de comércio online, como colocar produtos à venda no comércio, entre outros.
O Procon também orienta o comércio em geral. Já foram feitas palestras em shoppings, para o segmento de vendas de pneus, orientações sobre precificação no comércio de rua, entre outros. O Procon maringaense prepara uma cartilha impressa sobre Educação Financeira para ser distribuída nos eventos. As empresas interessadas em receber o Procon devem solicitar pelos contatos abaixo:
CANAIS DO PROCON:
• Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
• Atendimento: 151
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
DIVULGAÇÃO
• Instagram: @proconmaringa
Texto e fotos: Andye Iore / Procon
Comentários
Postar um comentário