As primeiras turmas do cursinho pré-vestibular da Prefeitura de Maringá conquistaram aprovações na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por meio do projeto ′Aprova′, lançado neste ano pela gestão municipal, 12 alunos foram aprovados no vestibular de inverno da UEM. Entre os jovens que conquistaram o sonho do ingresso no ensino superior, dois ficaram em primeiro lugar nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica. A maioria ficou entre as quatro primeiras colocações em diferentes graduações.
O cursinho pré-vestibular foi lançado neste ano pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), em parceria com a organização social Gerar Maringá. De forma gratuita e com aulas descentralizadas, incluindo uma turma no distrito de Iguatemi, a iniciativa garante que 150 jovens de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social possam se preparar para o vestibular.
O prefeito Ulisses Maia celebrou a aprovação dos estudantes e reforçou a importância do projeto para os jovens. “Tenho muito orgulho da trajetória de todos os aprovados. O cursinho pré-vestibular é um projeto pioneiro implantado pela nossa gestão e que reforça o nosso compromisso com a juventude. É fundamental que o poder público garanta essa oportunidade aos jovens que não têm condições de custear um cursinho preparatório”, afirma.
Para Mariana Batista de Paula Aparecido, de 17 anos, aprovada em 3º lugar no curso de Ciências Econômicas, o cursinho pré-vestibular foi essencial. “Me ajudou muito em diversas matérias, com professores excelentes e materiais de estudo de ótima qualidade”, diz a aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira, no Conjunto Requião. Feliz com a aprovação, ela diz que agora inicia uma nova etapa de vida que sempre desejou, a entrada na faculdade.
A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, afirma que a aprovação dos estudantes é motivo de celebração. “Fico muito feliz porque essas aprovações são o resultado prático de uma política pública fundamental para os nossos jovens implantada pela gestão municipal. É uma ação que reforça a importância da educação e da geração de oportunidades para transformação social”, diz.
Ela lembra que, além dos 12 aprovados no vestibular de inverno, outros cinco alunos do projeto ′Aprova′ também foram selecionados em processos anteriores da UEM. Com isso, já são 17 alunos que concretizaram o sonho da faculdade.
Confira a lista de alunos do cursinho aprovados no vestibular de inverno:
- Rafael Calefi - 1º Lugar - Engenharia Elétrica
- Gabriel Gongora dos Santos - 1º lugar - Ciência da Computação
- Mariana Batista - 2º lugar - Ciências Econômicas
- Aline de Oliveira da Silva - 2º lugar - História
- Débora Eduarda de Souza - 3º lugar - Arquitetura e Urbanismo
- Luiza Zagoto Boeri - 3º lugar - Letras
- Maria Eduarda Neves Dale Luque - 3º lugar - Engenharia de Produção Software
- Leonardo José - 4º lugar - Física
- Karina Vitória de Cássia dos Santos - 4º lugar - História
- Pedro Henrique Silva Almeida - 9º lugar - Engenharia Civil
- Pedro Henrique Tacone - 9º lugar - Ciências Econômicas
- Any Caroline de Mello Martins - Engenharia de Produção de Software
- (Murillo Saldanha/PMM)
Comentários
Postar um comentário