Campanha Novembro Azul em Londrina traz diversas ações de prevenção e promoção à saúde do homem



 A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa da campanha internacional Novembro Azul, dedicada à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para estimular a promoção e prevenção à saúde do homem trabalhador, a SMS realizará diversas atividades no sábado do dia 25 de novembro, das 8h às 14h, com funcionamento de 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de todas as regiões da cidade.

Estarão abertas as UBSs do Vivi Xavier, Cabo Frio e Maria Cecília (zona norte); Ouro Branco e San Izidro (sul); Ernani Moura Lima e Vila Ricardo (leste); Bandeirantes (oeste); Centro Social Urbano (CSU) e Centro (centro); e distrito de São Luiz (rural). Essas unidades ofertarão os seguintes serviços: consulta médica; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); coleta de escarro de sintomáticos respiratórios para tuberculose; coleta de exames laboratoriais se necessário; atualização de vacinas; e abordagem do tabagista.

Para participar das ações no dia 25, nas UBSs da zona urbana, é necessário agendar um horário antecipadamente, pela internet, no site da Secretaria de Saúde (clique aqui). E para consultas na UBS de São Luiz, o agendamento deve ser feito através do telefone da UBS, (43) 3398-9182. Foram abertas mais de 500 vagas para as 11 unidades.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembrou que o dia 17 de novembro foi instituído como “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, por isso todo o mês de novembro é dedicado às ações relacionadas à saúde do homem. “Para o cuidado à saúde do homem, deve-se orientar e estimular um modo de vida saudável através de alimentação, atividade física, lazer, combate ao tabagismo, álcool, drogas, participação do homem no pré-natal, prevenção às ISTs e doenças crônicas, sendo muito desses agravos fatores de risco para o câncer”, orientou.

Câncer de próstata – Com relação ao câncer de próstata, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) recomenda que: homens a partir de 50 anos passem por uma avaliação individualizada e, se necessário,  realizem o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) ou toque retal. Já homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata podem começar a avaliação aos 45 anos. “Além disso, todos os homens devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de próstata e sobre a importância de procurar um serviço de saúde na presença deles”, informou a coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Já o câncer de próstata é o tumor maligno que afeta a próstata, sendo de crescimento lento na maioria dos casos.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, muitos tumores já estão em fase avançada, diminuindo as chances de cura. Os sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).  A principal forma de garantir a cura do câncer de próstata é obter o diagnóstico e iniciar o tratamento em fases iniciais. Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer, entre elas: ter uma alimentação saudável; manter o peso corporal adequado; praticar atividade física; não fumar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

(Texto: Dayane Albuquerque/NCom PML. Foto: Divulgação)

Comentários