Logo ao nascer do sol de quarta-feira (8), chegaram os primeiros equipamentos que vão compor a decoração das festividades do Natal de Londrina, no Lago Igapó II. Os profissionais responsáveis pela montagem recepcionaram três carretas vindas de Florianópolis (SC), carregadas com as peças, que pesam cerca de 1,5 tonelada. Tanto as placas que serão utilizadas na construção das balsas de suporte quanto um guindaste foram colocados na Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, ao lado do lago, e por isso foi necessária a interdição da via.
Segundo o gerente de projetos da Ativa, empresa vencedora da licitação, Guilherme Fernandes, o trabalho prossegue até domingo (12). “Hoje chegaram três carretas, e amanhã serão mais quatro. Com isso, seguiremos descarregando as peças e montando as balsas até domingo”, disse.
Fernandes explicou ainda que a Rua Professor Joaquim de Matos Barreto seguirá interditada de hoje (8) até sexta-feira (10), das 6h às 18h30. Quando concluída a montagem, a estrutura vai formar a passarela de 200 metros de comprimento que ligará uma margem à outra do Lago Igapó II, como foi feito no ano passado.
Ainda segundo o cronograma da Ativa, a partir de segunda-feira (13) começa a montagem dos guarda-corpos e das decorações que ficarão sobre a passarela, incluindo os portais representando os anos de 2023 e 2024, cometas e demais itens. Quanto ao sistema de segurança da passarela, Fernandes frisou que nesta semana será protocolada a solicitação para que o Corpo de Bombeiros faça a fiscalização, imediatamente, assim que terminada a montagem da estrutura, com foco nos equipamentos e procedimentos de prevenção de incêndio e pânico. A visitação do público vai estar condicionada à passagem através de uma catraca, com limite de acesso de até 200 pessoas por vez.
Acompanhando o processo desde o início, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, sinalizou que a inauguração da decoração deve acontecer na última semana do mês. “A cidade está começando a entrar no espírito natalino. Essa movimentação das empresas com a montagem das estruturas, tanto no Lago quanto no Centro, e nos bairros da cidade, estimula as pessoas e promove um espírito de esperança e afeto em todo mundo”, avaliou.
Decoração de outras áreas
O diretor de Operações da Londrina Iluminação, responsável pela decoração dos demais pontos da cidade, Alexsander Fermino, afirmou que os trabalhos de instalação vão começar na sexta-feira (10). “Estamos com toda a estrutura e os elementos prontos, somente aguardando a emissão da ordem de serviço, cujo prazo vai até sexta-feira. A partir daí, já começamos a montagem dos elementos”, contou.
O cronograma da Londrina Iluminação começa com a Rua Sergipe, e posteriormente, a equipe segue para o Calçadão. Na sequência, duas equipes vão atuar simultaneamente nas rotatórias da cidade e na Avenida Saul Elkind.
Volta dos concursos de fotografia
O presidente da Codel também vai anunciar amanhã o lançamento do concurso de fotografias da decoração de Natal, com organização do Lavi – governança do audiovisual de Londrina – e apoio da Codel, Foto Clube e Londrina Inteligente. As inscrições começam no dia 10 e seguem até dia 30 de dezembro, através de uma plataforma desenvolvida exclusivamente para o concurso. A premiação será no dia 17 de fevereiro e a iniciativa também realizará exposições das fotos nos shoppings da cidade, em períodos intercalados.
90 anos de Londrina
Em 10 de dezembro, Londrina completa 89 anos de história. Pensando na proximidade do aniversário de 90 anos, número simbólico, a cidade vai começar uma contagem regressiva com ações em comemoração a esse momento. A primeira delas é o lançamento, também amanhã (9), de um concurso para o desenvolvimento de um selo comemorativo dos 90 anos.
Nova estrutura dos Pedalinhos
A Encantos Náuticos, empresa que administra os pedalinhos no Lago II, vai inaugurar uma nova estrutura no local. Ela inclui um contêiner para a parte administrativa e atendimento comercial, um deck de madeira e uma rampa de acesso para os pedalinhos, na beira do lago, com acessibilidade para cadeirantes. Segundo o proprietário da empresa, Odair Beninca, esse espaço comercial vai oferecer sorvetes, açaí, salgados e bebidas não alcoólicas, com atendimento no mesmo horário estabelecido para acesso dos visitantes à passarela, ou seja, das 18h até 23h.
(Texto: Davi Jônatas. Foto: Emerson Dias/NCom PML)
Comentários
Postar um comentário