A Secretaria do Governo Municipal (SGM) teve em 2023 um acentuado crescimento no volume de entregas realizadas à população.
A pasta é responsável pela interface da administração com as demais autoridades instituídas e pela implementação do Plano de Governo, além de coordenar uma série de serviços na infraestrutura do município.
O trabalho resultou em recordes de atendimentos na Central 156 e na manutenção da malha viária e registrou ainda um incremento 35% na apreciação e encaminhamento de requerimentos feitos pela Câmara Municipal.
A SGM também é responsável por coordenar todo o setor de Direitos Humanos do município. Essa estrutura de gestão é formada pela Assessoria de Direitos Humanos, que inclui Políticas para Mulheres, as assessorias de Promoção da Igualdade Étnico-Racial e de Diversidade Sexual, além do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência – áreas que registraram avanços significativos em 2023.
Interlocução e atendimento de demandas
Órgão que pelas características próprias de representação dos moradores apresenta demandas permanentes, a Câmara Municipal de Curitiba encaminhou à Prefeitura 19 mil requerimentos sobre assuntos variados – como pedidos de serviços.
A SGM também analisou 882 pedidos de informações do Legislativo, 355 projetos de lei de autoria dos vereadores, 431 sugestões de projetos de lei e serviços encaminhadas pelo parlamento, 177 leis sancionadas e 50 mensagens do Executivo remetidas à Câmara.
“O relacionamento institucional com os vereadores é parte importante desse trabalho de interlocução para que as demandas da população sejam bem atendidas. E o aumento do volume de trabalho no âmbito da SGM é um efeito das necessidades da cidade, que está em constante crescimento”, avaliou o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.
Recuperação da malha viária
As equipes de Manutenção Urbana contratadas pela SGM atuaram em várias frentes de trabalho para realizar melhorias no pavimento e na acessibilidade de importantes eixos viários da cidade.
As intervenções ocorreram em 128 ruas, perfazendo 33,1 km de recuperação das vias em diferentes bairros. A recuperação de pavimentos desgastados de maneira preventiva antecipa a necessidade de operações tapa-buraco.
Em parte dessa melhoria foi utilizado o chamado asfalto borracha, que usa pneus descartados na composição da massa asfáltica e é considerado uma modalidade sustentável de recuperação de pavimentos.
Central 156 bate recorde
A Central 156, serviço prestado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) sob coordenação da SGM, bateu recorde histórico de atendimento aos moradores em 2023.
Foram 10,6 milhões de atendimentos realizados nas diferentes plataformas (app, telefone, portal e chat), superando (até outubro) em 34% o registrado no mesmo período de 2022.
A entrada do aplicativo para celular da Central, em 2019, permitiu uma grande ampliação do acesso da população às solicitações ou informações para quase 2.000 serviços contempladas no 156.
Este ano, o número de atendimentos por meio do app foi de 8,8 milhões, um crescimento de 40% em relação ao ano passado, perfazendo 80% de todos os atendimentos da Central.
Os atendimentos se dividem em pedidos de informações e solicitações de serviços.
No primeiro caso, informações sobre o transporte coletivo lideram este ano, como é a praxe. O top 3 dos assuntos mais buscados fica com horários e itinerários de ônibus e cartão-transporte. Já os pedidos de serviços mais acionados são coleta de lixo, trânsito e iluminação pública.
Retorno ao cidadão
Mesmo com um número de solicitações cada vez mais elevado, um ponto importante é que o índice de efetividade, que é o retorno ao cidadão, está em 91%.
Os atendimentos são classificados de duas formas: pedidos de informações que, uma vez respondidos são encerrados, e solicitações de serviços, que são encaminhadas aos órgãos competentes e depois é dada a resposta ao cidadão, que pode ser positiva ou negativa.
Satisfação em alta
Em 2023, a Central 156 atingiu índice de satisfação de 95,31% com os serviços prestados. A avaliação é resultado de pesquisa dos atendimentos realizados no mês de junho, feita com base no indicador NPS (Net Promoter Score), utilizado para medir aprovação dos clientes em notas de 1 a 5.
Infraestrutura bem cuidada
Outra área que registrou crescimento foi a manutenção, operacionalizada pelo Departamento de Manutenção Urbana (DMU) e que inclui operações tapa-buracos, roçada e sistema de microdrenagem (escoamento das águas da chuva).
A manutenção dos pavimentos, importante para manter principalmente as vias mais antigas em boas condições de tráfego, chegou a 3,3 mil quilômetros até novembro – volume recorde deste serviço.
2,3 mil campos de futebol
As roçadas de áreas públicas também tiveram alta, chegando a 16.306.371,90 m² quadrados – o equivalente a 2.300 campos de futebol.
A manutenção da estrutura das águas da chuva foi feita em 62.573 metros em toda a cidade, quilômetros de estruturas como bocas-de-lobo e tubulação, além da limpeza e manutenção de 35.181 caixas de captação. Esse trabalho é importante para evitar alagamentos em dias de chuvas mais fortes.
Viadutos e trincheiras
A SGM vem executando o trabalho de manutenção de trincheiras e viadutos da cidade. Foram recuperados 25 mil metros quadrados de estruturas, que receberam tinta antipichação e correção de superfícies.
A trincheira da Avenida Maurício Fruet, além da pintura e resina antipichação, ganhou grafismo inspirado no Paranismo, com araucárias e rosáceas de pinhão.
Melhoria em ruas da cidadania
Os cuidados com a infraestrutura do município incluíram as Ruas da Cidadania, espaços que funcionam como postos avançados dos serviços municipais nas regionais.
A Rua da Cidadania do Pinheirinho recebeu a instalação de novos refletores de LED na quadra poliesportiva.
Outra melhoria, foi a implantação de nova comunicação visual da Rua da Cidadania do Boqueirão, que facilita a vida do cidadão ao indicar onde estão os principais serviços oferecidos pelo equipamento.
Atendimento ao cidadão
A Secretaria de Governo Municipal também investiu na melhoria ao atendimento do cidadão. Os servidores municipais que trabalham nas Ruas da Cidadania de Curitiba passaram por capacitação em metodologias de atendimento e sistemas on-line, para agilizar e desburocratizar a prestação de serviços da Prefeitura nestes locais.
O trabalho é parte da Frente de Requalificação e Inovação das Ruas da Cidadania, contemplada no Plano de Governo 2021/2024, que prevê também intervenções de renovação da infraestrutura nesses endereços.
(Texto: SMCS PMC. Foto: Hully Paiva/SMCS PMC)
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