Maringá assina contrato para concurso arquitetônico que transformará o prédio do antigo aeroporto em museu
A Prefeitura de Maringá avança no processo de transformação do prédio do antigo aeroporto em um museu municipal. Na quarta-feira, 3, o município assinou contrato com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), por meio do Núcleo Maringá do Departamento do Paraná, para realizar um concurso público nacional que selecionará o projeto arquitetônico do museu e da Praça da Cultura, que será implantada no mesmo local.
O prédio vai abrigar o Museu Histórico Hélenton Borba Côrtes, criado em 1996 e que atualmente está localizado no Teatro Calil Haddad. Com a realocação, haverá a ampliação do espaço, melhor organização do acervo, possibilidade de aumento das coleções, diversificação de exposições temporárias e maior alcance na propagação do patrimônio histórico do município para a população.
Além disso, haverá a implantação da Praça da Cultura, no espaço entre o prédio e a Avenida Sônia Guerra Nogaroli. O local passará por revitalização paisagística e instalação de elementos arquitetônicos para criar uma área de convivência.
“O Instituto de Arquitetos do Brasil é referência na realização de concursos de arquitetura. Esse é mais um passo importante que damos para revitalização e modernização deste espaço histórico, onde os maringaenses terão acesso à cultura, lazer e entretenimento, além do potencial econômico e turístico que o local proporcionará”, destacou o prefeito Ulisses Maia.
Para o secretário de Cultura, Victor Simião, “o museu municipal fortalecerá o trabalho de preservação da história de Maringá. A iniciativa tem o objetivo de valorizar a trajetória e a cultura da nossa cidade”, destaca.
O Instituto de Arquitetos do Brasil irá finalizar e publicar o edital para iniciar o concurso. Após o concurso, que definirá o projeto arquitetônico vencedor, o município publicará a licitação para início das obras.
(Texto: Felipe Augusto. Foto: Rafael Macri/PMM)
Comentários
Postar um comentário