Em Maringá, UEM fecha parceria com Tecpar e multinacionais do setor de saúde animal



A Universidade Estadual de Maringá (UEM) fechou recentemente um acordo de cooperação técnica e científica com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as empresas multinacionais FGBI ARRIAH e Belcher Pharmaceuticals do Brasil para o desenvolvimento de inovações no campo da saúde animal, especialmente na América Latina. 

A parceria foi firmada pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana Aparecida Pinto; o coordenador do curso de Zootecnia da UEM e presidente da Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC), Leandro Dalcin Castilha; o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss; o representante do Tecpar em Maringá, Nilson Marcos Tazinafo; o diretor-presidente da Belcher Pharmaceuticals do Brasil, Emanuel Catori; e o diretor da ARRIAH, Roman Rybin.

As negociações atuais entre as instituições públicas e privadas incluem o registro e fornecimento de vacinas contra doenças significativas em aves, com possibilidade de evoluir para produtos voltados a outros animais, estreitando ainda mais as fronteiras entre a saúde animal e a segurança alimentar. Juntos, os planos das instituições são de uma expansão significativa de influência e operações em 2024 e 2025.

A diretora do CCA, Adriana Pinto, esclareceu que foram as empresas que procuraram a UEM propondo a parceria, juntamente com o responsável pelo Tecpar em Maringá, Nilson Tazinafo. “Entendo que a união com estas empresas e o Tecpar fortalece o convênio, dando maior credibilidade às pesquisas. A princípio o foco era produzir vacinas, mas como temos diversas pesquisas nas áreas de agronomia, medicina veterinária, farmácia e zootecnia, o convênio vai permitir que a gente tenha muitos braços de estudos. Além disso, a Belcher é um braço da ARRAIAH aqui no Brasil, com sede em Maringá”, frisou. Segundo Adriana, as empresas já estão desenvolvendo uma vacina contra mixomatose, doença viral altamente contagiosa e mortal que ataca os coelhos.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, considera esta parceria de grande importância para a sociedade."Firmamos mais um convênio que une ciência e tecnologia para desenvolver produtos essenciais à saúde humana e animal. O potencial científico de nossos pesquisadores é enorme e precisa ser sempre usado para solucionar as problemáticas relevantes da sociedade", avaliou. 

Parceiros técnico-científicos

Fundada em 2011, a Belcher Pharmaceuticals do Brasil é uma subsidiária da Belcher Pharmaceuticals, empresa americana com sede em Tampa, na Flórida, que possui mais de 50 anos de experiência no mercado global. A Belcher se dedica à excelência no desenvolvimento de produtos para atender às necessidades específicas do mercado brasileiro, distribuindo soluções inovadoras para os setores farmacêutico, diagnóstico, alimentar e hospitalar.

O Centro de Saúde Animal FGBI ARRIAH é a principal instituição científica de vacinas e testes veterinários da Rússia, Laboratório de Referência da Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH) e Centro de Referência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Com mais de 65 anos de fundação, atua também em 28 países ao redor do mundo e é reconhecida por seu trabalho extensivo em epizootiologia (estudo de doenças animais), desenvolvendo produtos biológicos para animais. A ARRIAH lidera inovações em pesquisa veterinária com sua especialização na produção de vacinas para doenças economicamente significativas em aves, bovinos, caprinos e suínos. 

Empresa pública do governo do Paraná, o Tecpar foi fundado há 84 anos e hoje cumpre o papel de indutor de inovação e de novas tecnologias, com foco em contribuir para a economia e o desenvolvimento regional. O instituto de ciência e tecnologia executa projetos que consolidam a instituição como laboratório público oficial na área da saúde humana e animal.

(Marilayde Costa/UEM)

Comentários