A Universidade Estadual de Maringá (UEM) graduou 18 novos historiadores. A cerimônia de colação de grau dos acadêmicos que concluíram o curso de História no primeiro semestre de 2024 foi realizada na sexta-feira (30), no câmpus de Maringá.
A solenidade reuniu professores, amigos e familiares dos formandos, que lotaram o Auditório da Biblioteca Central (BCE) da UEM. Os neograduados passaram a compor o rol de 83.394 profissionais formados pela instituição em sua história.
O reitor da Universidade, Leandro Vanalli, presidiu a sessão solene. Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo, o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, e a coordenadora-adjunta do curso de História, Neilaine Ramos Rocha de Lima.
Os professores do Departamento de História (DHI) Pedro Carvalho Oliveira e José Carlos Gimenez foram homenageados pelos alunos como patrono e nome de turma, respectivamente. Já o formando David Maicon da Silva Paiva prestou o juramento em nome de seus colegas.
Em mensagem aos novos profissionais, o reitor, Leandro Vanalli, enfatizou a importância da valorização das licenciaturas. “A docência ou qualquer ação profissional que possamos fazer a partir do momento em que saímos da graduação, certamente fará muita diferença na vida do outro. Vocês estarão em contato com pessoas o tempo todo, transferindo não apenas o conhecimento que obtiveram em nossa Universidade, mas sendo, certamente, uma resposta a aquilo que vocês mesmos, enquanto estudantes, esperavam. Assim como vocês deixarão marcas na vida das pessoas, espero que a marca deixada pela UEM na vida de vocês nunca seja esquecida”, projetou. “Vocês são e serão espelhos, não apenas na sala de aula, mas em todo e qualquer ambiente onde a história será realizada, ensinada e divulgada. O historiador é o profissional que está à frente do seu tempo porque conhece bem o seu passado”, finalizou o reitor.
Oradora geral dos neograduados, Renata Larissa da Silva Buoso destacou, em seu discurso, a perseverança dos estudantes rumo à conclusão do curso. “Que as nossas histórias sirvam de inspiração, que os nossos erros evitem os erros de outros agora e no futuro, e que saibamos colocar em prática todos os ensinamentos que acumulamos até aqui. Nossa jornada está apenas começando, e o que está por vir é emocionante. Obrigado a todos por fizeram parte desta trajetória inesquecível. Diploma na mão e sorriso no rosto. Parabéns, formandos. A vitória é nossa”, comemorou.
A solenidade reservou, ainda, uma homenagem aos três formandos que obtiveram nota 9,0 ou mais em ao menos dois terços de suas disciplinas. David Maicon da Silva Paiva, Júlia Vitale Lanziani e Maria Fernanda Martinez Alves receberam a láurea acadêmica por seu desempenho ao longo da graduação.
Também estiveram presentes à cerimônia a diretora-adjunta do CCH, Érica Fernandes Alves, o diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), Hugo Alex da Silva, a assessora para a estruturação de políticas de inclusão, Isabel Cristina Rodrigues, a diretora da BCE, Márcia Regina Paiva, e o diretor da Editora da UEM (Eduem), Angelo Aparecido Priori.
Esta foi a segunda solenidade de colação de grau do DHI na semana. Na quarta-feira (28), os formandos em História do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, celebraram o recebimento dos diplomas.
(Vinicius Guerra/UEM)
Comentários
Postar um comentário