Cidade de Maringá amplia vacinação da BCG em ambientes hospitalares



 A vacina BCG é voltada para bebês com peso acima de 2 kg e deve ser aplicada logo nos primeiros dias de vida após a alta hospitalar. Para ampliar a vacinação nas maternidades de alto risco, a partir de 1º de outubro Maringá passará a realizar a aplicação do imunizante em dois hospitais. Além do Hospital Universitário de Maringá (HUM), que iniciou a aplicação em agosto, a Santa Casa de Misericórdia passará a vacinar os bebês. A BGC também é aplicada em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade (confira abaixo os locais). 

A vacinação nas maternidades faz parte da estratégia para ampliação da cobertura da BCG, imunizante que protege contra formas graves de tuberculose. Apesar da aplicação da vacina no ambiente hospitalar, os atendimentos e acompanhamentos da mãe e do bebê seguem pelas equipes de atenção primária na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, conforme programado e orientado durante o pré-natal. 

Além das duas maternidades, a vacina BCG é aplicada às quartas, quintas e sextas-feiras em quatro UBSs de Maringá. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio. No entanto, antes de vacinar a criança, é necessário que os pais ou responsáveis realizem o cadastro do bebê na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. Para o cadastro é necessário levar os documentos da criança (registro de nascimento, CPF e resumo de alta hospitalar) e documentos pessoais dos pais ou responsáveis. No dia da vacinação é necessário apresentar os documentos, carteirinha de vacina da criança e o número do cadastro municipal. 

Confira os horários de aplicação da vacina BCG nas UBSs:

- UBS Aclimação: livre demanda das 9h às 14h

- UBS Alvorada III: livre demanda das 9h às 12h30

- UBS Iguaçu: livre demanda das 9h às 12h30

- UBS Mandacaru: livre demanda das 10h às 15h 

Dias de aplicação: quarta, quinta e sexta-feira

Proteção - A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea). O esquema de vacinação é em dose única e a aplicação deve ser realizada o mais precocemente possível, preferencialmente nos primeiros dias após o nascimento. Crianças nascidas com peso inferior a 2 Kg devem adiar a vacinação até que atinjam este peso.

Comentários