Estudantes comparecem em grande número à Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá



 A 18ª Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá (UEM) deve atrair pelo menos 15 mil estudantes da rede básica de ensino até sexta-feira (11), último dia do evento que ocorre juntamente com o Paraná Faz Ciência. A Mostra apresenta mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela Universidade.

Até sexta-feira, os visitantes podem percorrer dois corredores de estandes montados numa arena onde podem participar de experiências e interagir com acadêmicos e professores de diferentes cursos. Uma boa oportunidade para o estudante conhecer uma futura profissão. 

Heloísa Abreu, estudante do 3º ano do Colégio Adventista, afirma que não sabia de muitos detalhes de algumas profissões. Se encantou ao visitar o estande da Bioquímica onde aprendeu sobre a alimentação em ratos e as consequências no fígado. Porém, até agora, pensa em cursar Nutrição ou Psicologia.

Já a colega Letícia Klein, do mesmo colégio, pretende cursar Biomedicina. “Eu gosto de mexer com sangue”, riu. Contudo, ela quer conhecer mais detalhes do curso de Enfermagem.

A Diretora de Ensino de Graduação (DEG) Mariana Moran Barroso, ressalta a interação dos estudantes, acadêmicos e coordenadores dos cursos. “Se não fossem eles, a gente não conseguiria fazer a amostra”.

O reitor Leandro Vanalli entende que a Mostra de Profissões é o melhor “cartão de visitas” da UEM. “Estamos mostrando aquilo que fazemos de melhor em todos os cursos, pesquisas e projetos”.

Antes de chegar à Maringá, a Mostra passou por todos os cinco câmpus da universidade: Cidade Gaucha, Umuarama, Ivaiporã, Cianorte e Goioerê. Em todos eles, serviu para apresentar à comunidade estudantil, tanto pública como particular, os cursos oferecidos pela UEM em suas unidades. 

Sem contar com as visitas dos estudantes em Maringá, a Diretoria de Ensino de Graduação registrou os seguintes números quantitativos: Ivaiporã recebeu nove escolas, totalizando 328 estudantes; Umuarama 15 escolas (mil estudantes); Cidade Gaúcha - 5 escolas (210 estudantes) e Cianorte - 8 escolas (200 estudantes). 

A Mostra de Profissões é anualmente organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), com o objetivo de divulgar os cursos oferecidos pela universidade e orientar os estudantes em suas escolhas profissionais. Informações básicas sobre os cursos podem ser verificadas, clicando aqui. Também é possível acessar a galeria de fotos neste link.

Cursos participantes em Maringá: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes visuais, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica , Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia , Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Medicina, Moda, Música, Odontologia, Pedagogia, Química, Secretariado Executive Trilingüe e Zootecnia.

Grupos que estão presentes na Mostra: PROINTE, ILG, IEJ, ECI, PROPAE, CUIA, NEAD e MIX-FM

Serviço

 18ª Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá (UEM) /Paraná Faz Ciência - Câmpus Sede - Maringá - Local: Em frente à Pró-Reitoria de Ensino (PEN) no Bloco B33. Nesta sexta (11), das 8h às 17h

Paraná Faz Ciência 2024

Neste ano sediado na UEM, o Paraná Faz Ciência é o maior evento de ciência, tecnologia e inovação do estado. A iniciativa é organizada pela Universidade em conjunto com a Seti, a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e a Fundação Araucária (FA).

As atrações vão até sexta-feira (11), e a programação completa do Paraná Faz Ciência 2024 está disponível no site oficial do evento. As atividades estarão divididas em seis eixos temáticos: 1) Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade; 2) Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; 3) Visitas Técnicas; 4) Oficinas; 5) Cultura e Arte; e 6) Eventos Acadêmicos.

Os principais eventos integrantes do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos on-line na UEM TV, no NeadTube e no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) no Instagram. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail paranafazciencia@uem.br. 

(Marcelo Bulgarelli/UEM)





Comentários