A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a melhor universidade estadual do Paraná pelo segundo ano consecutivo. É o que afirma o QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean 2025, organizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) e publicado nesta quinta-feira (3).
Assim como no ano passado, a UEM aparece na liderança entre as cinco Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná ranqueadas. Já entre todas as 10 universidades paranaenses públicas e privadas analisadas pelos organizadores, a UEM figura na terceira posição, atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Em âmbito nacional, a UEM foi considerada a 27ª melhor entre 96 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras analisadas. Já entre as 320 instituições sul-americanas ranqueadas, a Universidade obteve a 82ª colocação.
O reitor, Leandro Vanalli, lembrou que o ranqueamento da UEM reflete o trabalho colaborativo entre gestão e comunidade acadêmica. "Recebemos com muita alegria a notícia de que a UEM se posiciona muito bem a nível estadual, nacional e internacional no ranking que avalia a influência das instituições na sociedade, na produção científica e também na formação dos estudantes. Isto é fruto de investimentos feitos pelo Governo do Estado e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e principalmente, da qualidade dos nossos servidores e estudantes que, juntos, sempre buscamos a excelência. Parabéns à UEM e ao Sistema de Ensino Superior do Paraná", afirmou.
A publicação desta quinta-feira (3) também evidenciou a evolução da nota geral da UEM. Neste ano, a Universidade recebeu um escore médio de 44,4 pontos, cinco a mais que os 39,3 obtidos no ano passado.
O crescimento se deve a avanços conquistados pela UEM em diferentes áreas. Em seis dos oito quesitos avaliados pelo ranking, a Universidade registrou melhora em relação ao ano anterior. As maiores evoluções foram em “citações por artigo” e “impacto on-line”, que avaliam, respectivamente, o número médio de citações aos artigos acadêmicos produzidos na instituição e a visibilidade da universidade nas mídias digitais.
Neste contexto, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da UEM, Maurício Reinert do Nascimento, destacou que a Universidade tem protagonismo internacional em diferentes setores. “Somos a 28ª em impacto nas redes sociais, a 42ª em artigos acadêmicos por professor, a 69ª em citações por artigo acadêmico e a 79ª em internacionalização da pesquisa, entre mais de 400 universidades analisadas. Este é um dos principais rankings internacionais de que dispomos, e já somos destaque não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina”, celebrou.
O QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean 2025 analisou, ao todo, 437 IES de 24 países da América Latina e do Caribe. Dentre todas as universidades consideradas, a UEM obteve a 101ª colocação e, assim como ocorre desde 2020, figurou entre as 25% melhores universidades - a participação da UEM no ranking teve início em 2019.
QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean 2025
O QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean é publicado anualmente pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada em avaliações de universidades ao redor do mundo. O ranqueamento leva em conta fatores como a produção científica, a qualificação do corpo docente e a empregabilidade dos egressos de cada IES.
Neste ranking, além da UEM, também foram analisadas as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro), bem como instituições federais e privadas do ensino superior paranaense.
A QS também elabora rankings de abrangência mundial e temáticos, com foco específico em áreas como a sustentabilidade. No ano passado, por exemplo, a UEM foi considerada a universidade mais sustentável do Paraná e uma das 13 IES mais sustentáveis do Brasil em um ranking da consultoria.
As classificações auxiliam estudantes de ensino médio na decisão pelas universidades mais bem avaliadas. Além disso, a consultoria promove feiras de educação e fornece informações sobre cursos e programas acadêmicos. Fundada em 1990, a empresa conta com escritórios em vários continentes, como Singapura, no Sudeste da Ásia; Nova Délhi e Bangalore, na Índia; e São Paulo, no Brasil.
Informações sobre a metodologia utilizada pela QS podem ser encontradas no site da organização, bem como demais ranqueamentos e publicações.
(Vinicius Guerra/UEM)
Comentários
Postar um comentário