Universidade Estadual de Maringá abre inscrições para fiscais de prova



Estão abertas as inscrições para fiscais de prova do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024. Até a próxima terça-feira (12), membros da comunidade acadêmica e servidores aposentados da Universidade Estadual de Maringá (UEM) podem se candidatar para a fiscalização das provas, marcadas para 1º de dezembro.

As inscrições dos fiscais ocorrem de forma on-line, por meio deste site, para docentes, agentes universitários e estudantes de graduação e pós-graduação. Já os servidores aposentados da UEM deverão enviar e-mail para gerencial-cvu@uem.br, informando nome completo, a fim de receber um link específico de inscrição.

Agendadas para o período da tarde do dia 1º de dezembro, as provas do PAS serão aplicadas em Maringá e em mais dez cidades paranaenses - Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Os locais de prova e respectivos endereços serão divulgados pela Comissão do Vestibular Unificado (CVU) em 20 de novembro.

A escolaridade mínima para participação no processo de fiscalização é ensino médio completo. Todas as funções - fiscal de sala e corredor, fiscal de bloco, fiscal de biometria e coordenador de sede - são remuneradas e serão designadas pela CVU.

A Comissão reforça que, no momento da inscrição, os servidores ativos da UEM poderão optar entre o pagamento financeiro e a licença remunerada, conforme a resolução nº 265/2023-CAD. Os docentes e agentes universitários terão direito a dois dias de licença para cada dia trabalhado no PAS, mediante autorização da chefia imediata.

Para a inscrição de servidores, são requisitos a apresentação dos números de matrícula funcional e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de não estar afastado para tratamento médico, licença-maternidade, licença sem vencimentos ou pós-graduação, nos dias de preparação e aplicação das provas.

Já para estudantes, é obrigatório estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UEM. No momento da inscrição, será necessária a indicação dos números do registro acadêmico (RA), do CPF e do PIS/PASEP ou NIT. Conforme a CVU, aqueles que não tiverem cadastro no PIS/PASEP ou no NIT junto à Previdência Social poderão efetuar o registro por meio do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).‍

 

Cronograma

A primeira convocação, contendo os nomes dos fiscais de sala e corredor, será publicada no dia 18 de novembro. Convocados para as demais funções serão contatados pela CVU via telefone.

As reuniões de instrução para os fiscais de sala ocorrem entre os dias 21 e 22 de novembro, no Restaurante Universitário (RU) e no Auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Socioeconômicos (Dacese), ambos no câmpus sede da UEM. Já os fiscais de biometria reúnem-se no dia 26 de novembro, no Auditório do Dacese.

A segunda convocação ocorre no dia 25 de novembro. Selecionados em segunda chamada participam de reunião de instrução em 26 de novembro, pela manhã, também no Auditório do Dacese. Para os fiscais das demais cidades onde haverá provas, as reuniões ocorrem em 30 de novembro, dia anterior à aplicação.

Mais informações sobre o processo de seleção dos fiscais podem ser consultadas no site das inscrições. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria Virtual da CVU/UEM.

 

PAS 2024

As inscrições para o PAS 2024 foram encerradas nesta terça-feira (5), mas candidatos inscritos ainda podem fazer o pagamento da taxa de inscrição até quinta-feira (7). O pagamento é obrigatório para a confirmação da inscrição.

Participam do PAS estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas de todo o país. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada prova é acumulado e determina o escore final do estudante no processo.

Neste ano, os candidatos à terceira etapa do PAS concorrem a 374 vagas para ingresso na UEM – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).

É possível consultar mais informações sobre o processo seletivo no site do PAS e no App Vestibular UEM

(Vinicius Guerra/UEM)

Comentários