Em Maringá, crianças internadas no Hospital Universitário recebem mais de 500 brinquedos neste Natal



 O Natal de muitas crianças internadas no Hospital Universitário (HU) da UEM vai ser um pouco mais divertido e esperançoso neste ano. Isso porque o Hospital já contou com doações de mais de 500 brinquedos para crianças internadas em vários setores, das enfermarias à UTI Pediátrica. A lista de brinquedos, aliás, vai aumentar, pois estão programadas mais doações até o fim do ano.

As doações, todas de brinquedos novinhos e em excelente estado, só foram possíveis graças a um esforço entre a administração do Hospital, a Associação Amigos do HU (AAHU) e as empresas e instituições parceiras. Até agora, o HU registrou a procura de instituições como a própria AAHU, Colégio Axia e Banco Sicredi. Importante mencionar, também, a participação dos estudantes da Universidade Estadual de Maringá, por meio do Projeto de Extensão “Bola de Meia, Bola de Gude”, que confecciona bonecos para as crianças internadas no Hospital.

Algumas das ações contam com o intermédio da AAHU, que acompanha as entregas por meio de sua responsável, a servidora aposentada Miriam Bardeja, e o apoio da Superintendência do Hospital e todas as diretorias. Outras foram realizadas por meio do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH), coordenado pela pedagoga Ione Maria Ananias.

O número de instituições envolvidas ainda deve aumentar até o final do ano, quando mais instituições de Maringá farão doações e visitarão as crianças internadas no Hospital.

A diretora de Assistência Social do HU, Suelen Bernal, parabenizou a iniciativa e os parceiros envolvidos. "Em nome da Superintendência e das diretorias do Hospital Universitário de UEM, gostaria de expressar nossa mais profunda gratidão a todos que contribuíram com as doações de brinquedos neste Natal. Graças à generosidade das empresas, instituições parceiras e da nossa comunidade, conseguimos levar alegria e esperança às crianças internadas aqui. A cada sorriso arrancado de nossos pequenos pacientes, reforçamos nosso compromisso com o cuidado humanizado, que é parte essencial do nosso trabalho. Essa união de esforços com a Associação Amigos do HU (AAHU) demonstra o poder transformador da solidariedade", definiu a diretora. 

Tem doação? Tem, sim senhor

Uma dessas atividades, realizada na última sexta (13), envolveu até um “palhaço natalino”. Com um ukulelê, bastante alegria e cantoria - ainda que baixinho para não prejudicar quem precisa descansar -, o grupo de funcionários do Sicredi Maringá entregou cerca de 40 brinquedos a crianças de 3 a 13 anos internadas na Pediatria, UTI e enfermarias. Bolas, cadernos de colorir, bonecas, fones de ouvido (para os mais grandinhos) e jogos foram distribuídos para os pequenos. No fim, sobrou também para os funcionários do Hospital, que caíram nas brincadeiras e piadas do palhaço.

É a primeira vez que a ação é desenvolvida pelo banco no HU, como explica a analista de Estratégia e Inovação do Sicredi, Anna Carlone, que também participa de uma ação do tipo pela primeira vez. “Eu nunca tinha feito isso. (Para mim) está sendo muito importante e empolgante. Lembro do meu pai fazendo isso quando eu era pequena e me marcou demais”, avaliou a funcionária.

A coordenadora de Eventos do HU, Cerenita Fachin, destacou que o volume de doações é inédito no Hospital. “Ao saberem que nós realizamos esse tipo de ação e estamos buscando parcerias sempre, as empresas têm vindo nos procurar. Este ano está sendo muito bom, um verdadeiro processo de humanização”, ressaltou, lembrando que as ações podem se estender para outros momentos do ano e datas comemorativas. Basta procurar o Hospital.

A responsável pela AAHU também comemorou o bom resultado e apontou para o bem-estar causado por essas doações às crianças internadas. “Só quem está no Hospital diariamente entende o quanto esse tipo de ação é significativa para essas crianças. Elas jamais vão esquecer disso, assim como nós”, completou Mirian Bardeja.

As empresas interessadas em realizar doações para o Hospital Universitário podem entrar em contato pelo número (44) 99966-2440 (WhatsApp). 

(Willian Fusaro/UEM)

Comentários