Gui Moura vence o Prêmio Torcedor da Fifa 2024



 Guilherme Gandra Moura venceu na terça-feira (17) o Prêmio Torcedor da Fifa 2024, no Fifa The Best, evento organizado pela entidade máxima do futebol mundial. A premiação busca destacar uma história, um momento ou um gesto de um apaixonado ou de uma torcida.

História do fanático vascaíno

Gui ficou conhecido em função do vídeo que viralizou do reencontro com sua mãe, Tayane Gandra, em 25 de junho de 2023. Aos dez anos, o carioca sofre de epidermólise bolhosa, doença genética rara que provoca formação de bolhas, causando ferimentos e dores. Depois de 16 dias de coma induzido por um quadro grave de pneumonia, o registro do abraço entre mãe e filho cativou a todos. 


"O Vasco é grandão. O Vasco me ajuda a esquecer as coisas ruins, tipo as dores. O Vasco me ajuda a me sentir feliz. Eu só tenho uma coisa a declarar: enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal", disse Gui, aludindo a um dos lemas do clube.


"Ele é portador de uma doença rara, o que ele faz com que a pele dele seja extremamente sensível. Eu diria que ele é a resiliência em pessoa. E com tudo que passa, é uma criança mega feliz", afirmou a mãe de Gui, Tayane Gandra. 


Outros Candidatos

Gui foi escolhido por voto popular e superou Jose Armando Guzman Mendoza, torcedor do mexicano Cruz Azul, e o torcedor escocês Craig Ferguson. O primeiro recebeu o diagnóstico de leucemia aos cinco anos e batalhou contra a doença até o dia 23 de abril, quando faleceu aos 14 anos. Antes de nos deixar, o atleta Uriel Antuna, de seu clube de coração, celebrou um gol erguendo uma camisa com o nome "Negui", em alusão ao apelido de Jose. 


Durante a Eurocopa 2024, Craig caminhou 1.609 quilômetros por 37 dias de Glasgow a Munique para arrecadar dinheiro e destiná-lo à instituição Brothers in Arms, organização de caridade de saúde mental. Ao fim da jornada, ele juntou £78.000 e, depois de passar por Escócia, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, assistiu ao jogo de seu país contra os alemães. 


Demais vencedores brasileiros

Realizado desde 2016, o Prêmio Torcedor da Fifa 2024 já teve outros brasileiros como vencedores. 


Silvia Grecco

Em 2019, Silvia Grecco, mãe do palmeirense Nickollas, levou o prêmio. Seu filho foi adotado depois da desistência de 12 casais que estavam à sua frente na fila de adoção. Nascido prematuro, Nickollas é deficiente visual, mas a impossibilidade de enxergar não interfere em sua paixão pelo futebol. Dedicada, Silvia narra do estádio os jogos para o filho, que sente a partida e nutre seu amor pelo esporte e, em especial, pelo Palmeiras.


Marivaldo Francisco da Silva

Marivaldo Francisco da Silva ficou com a premiação em 2020. O torcedor do Sport caminha 60 quilômetros por mais de 12 horas da cidade de Pombos, no Agreste pernambucano, ao Recife para assistir aos jogos do Leão na Ilha do Retiro.


(Texto: CBF. Foto: Matheus Lima/Vasco Oficial)

Comentários